terça-feira, 17 de março de 2009

A Senhora das Especiarias...

"Sou uma Mestra das Especiarias.Sei lidar com as outras coisas também. Mineral, metal, terra e areia e pedra. As gemas com aquela luz clara e fria. Os líquidos cujos tons em nossos olhos até nossos olhos até nada mais enxergarmos. Aprendi tudo isso na ilha.Mas as especiarias são a minha paixão.Conheço a origem de todas, o significado de suas cores, os cheiros. Sei o nome original que cada uma recebeu quando a casca da terra se abriu, oferecendo-a ao céu. Tenho o calor delas todas correndo no meu sangue. Do “anchur” ao açafrão, elas se curvam às minhas ordens. Basta uma palavrinha e elas liberam prá mim suas propriedades ocultas, seus poderes mágicos.Sim, todas elas têm uma magia, mesmo essas mais corriqueiras que a gente põe na panela sem pensar.Está duvidando? Ah. Você esqueceu os segredos antigos que as mães de suas mães sabiam. Aí vai um deles novamente: esfregar np pulso uma fava de baunilha deixado de molho em leite ce cabra espanta mau olhado. E aí vai outro: uma medida de pimenta do reino, em forma crescente, no pé da cama livra a pessoa de pesadelos.
Mas as realmente poderosas vêm da mina terra natal, terra de poesia ardente, plumas cor de água-marinha. Poentes vermelho sangue.
É com essas que trabalho.
Se você colocar no meio dessa sala e for se virando aos poucos, vai ver todas as especiarias indianas já existentes – inclusive as extintas – reunidas nessas prateleiras aqui na minha loja.Acho que não é exagero meu dizer que no mundo não existe nenhum lugar como esse."

{Trecho do livro: A Senhora das Especiarias – Chitra B. Divakaruni}

Sinopse:
Amor e magia num romance saboroso Açafrão, pimenta do reino, fava de baunilha, curcuma. Tilo, a narradora de A SENHORA DAS ESPECIARIAS, de Chitra Divakaruni, conhece as propriedades mágicas de cada erva. Para cada cliente que entra em sua loja, em Oakland, ela tem uma receita singular. Tilo consegue ver o que mora no coração das pessoas - seus desejos e esperanças.Tilo nasceu na ÿndia e, após um longo ritual, passa a dominar os segredos do bom uso das especiarias. Ela poderá alcançar a imortalidade se, entre outras condições, jamais sucumbir a desejos carnais. Uma mestra precisa esquecer as próprias paixões. Mesmo tendo assumido a forma humana de uma velha, Tilo se surpreende quando o belo Raven entra um dia em seu bazar. Apaixonada, descobre subitamente sua fragilidade.Com seu texto poético, Chitra Divakaruni impregna de doce magia o cotidiano de uma cidade moderna. Com rara sensibilidade, traça um perfil da comunidade de imigrantes indianos, divididos entre seus valores tradicionais e o sonho americano. Divakaruni vem se destacando rapidamente no cenário da literatura mundial. A SENHORA DAS ESPECIARIAS, vendido para dez países, obteve grande sucesso nos Estados Unidos.

...

Através das suas habilidades ela tenta "curar" as pessoas que procuram por suas especiarias... Eu adoro ler livros em que se tenha essas descrições culinárias... É também um livro que fala sobre escolhas... ou ela preserva o seu dom ou segue o seu coração... É uma autora que eu tenho gostado bastante... os personagens sao mto bem descritos... Vale a pena!

Editora: Objetiva
Assunto: Literatura Estrangeira-Romances
ISBN: 8573021438
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 12
Número de Páginas: 350

Nenhum comentário: